terça-feira, 15 de maio de 2012

Gengibre, grande amigo

Gengibre

O Zingiber officinalle, comumente conhecido como gengibre, em sânscrito é chamado de Ardrak ( fresco) ou Sonth ( seco). No Ayurveda é denominado de remédio universal devido as suas muitas propriedades terapêuticas.É uma planta medicinal originária da Ásia e aclimatada no Brasil, cresce até um metro porem é sua raiz debaixo da terra que apresenta valor terapêutico e culinário. Esta erva medicinal vem sendo utilizada na medicina Chinesa e no Ayurveda há milhares de anos pelos médicos orientais.
O gengibre apresenta propriedades terapêuticas sobre o sistema digestivo, pois estimula a liberação de enzimas que promovem o esvaziamento do estômago. Tem sido utilizado com êxito no tratamento de náuseas e vômitos em diversas doenças, é efetivo nos enjôos da quimioterapia, alem disto estudos demonstraram benefícios em baixar o nível do colesterol e reduzir a aderência as plaquetras.
A raiz do gengibre melhora a circulação e é indicada por médicos chineses e indianos para pés e mãos frias. A Medicina Ayurvedica afirma que o gengibre atua nas três fases da função gastro-intestinal: digestão, absorção e evacuação. Na Índia recomenda-se o chá de gengibre em decocção(fervura da raiz), com 3 gotas de limão e uma pitadinha de sal marinho, 30 minutos antes das refeições para estimular o fogo digestivo, promover uma boa digestão e aliviar flatulência.
Esta planta medicinal possui uma importante ação antiinflamatória e anti-reumática, tanto para uso interno quanto para uso externo. O suco, pasta ou óleo essencial do gengibre pode ser aplicado externamente para dores, inflamações e cefaléias. No caso de reumatismo, artrose, contraturas musculares, lombalgia e cervicalgia podemos fazer uma massagem local associada a fricção com pasta ou óleo essencial de gengibre. Isto promove um efeito de aquecimento local associado a uma analgesia ( alívio da dor)
O gengibre possui uma atividade anti-viral e antiinflamatória sendo largamente utilizado em quadros respiratórios de vias aéreas superiores. Devido as suas propriedades picantes e amornantes é utilizado para gripes e resfriados no inverno, rouquidão, inflamação da garganta, tosse e secreção. Um chá de gengibre em decocção ( fervura das raízes), com alho, casca de canela e depois de pronto adicionamos uma colher de sopa de mel de eucalipto é eficaz nestes quadros respiratórios. Deve ser tomado morno 3 vezes ao dia entre as refeições até sumirem os sintomas.
O Ayurveda classifica o gengibre como uma raiz de sabor picante, energia quente, pacifica Vata e Kapha mas pode agravar Pitta se utilizado em excesso. Podemos também utilizar o gengibre na culinária como um excelente condimento aumentando o sabor picante e a energia quente das receitas vegetarianas. Com este objetivo, na Índia, o gengibre é associado a outros temperos: pimenta do reino, canela, noz moscada, cravo, cardamomo e alho.
Em uma publicação recente sobre plantas medicinais, “Major Herbs of Ayurveda” são descritas as seguintes propriedades do gengibre: atividade antiemetica ( alivia náuseas), atividade antiulcerosa, atividade hepatoprotetora ( protege o fígado), atividade antiinflamatória, atividade antipirética ( reduz a febre), atividade cardiovascular ( diminui o colesterol e os triglicerideos), atividade antioxidante ( elimina radicais livres), atividade imunomoduladora ( promove o sistema imunológico) , atividade antiviral. Porem é contra-indicado na gravidez pelo potencial de induzir a contração uterina. Com tantas propriedades benéficas não podemos deixar de utilizar esta raiz tanto como erva medicinal quanto como condimento na alimentação.

2 comentários:

caca disse...

ZIZIZINHA QUERIDA,
VIM AQUI PARA OUVIR OS MANTRAS E ENCONTREI ESSE ARTIGO,QUE ACHO MUITO BOM, DE MUITA UTILIDADE.
EU JÁ TENHO O HÁBITO DE COLOCAR GENGIBRE EM VÁRIOS PRATOS: ADORO NO FEIJÃO E EM SOPAS!! TEMPERO MUITAS COISAS COM ESSA RAIZ, E REALMENTE, O SABOR É BEM QUENTE,MUITO DELICIOSO!!
NÃO FOSSE O SABOR , SUA PROPRIEDADES CURATIVAS SÃO UMA BÊNÇÃO!!
OBRIGADA AMIGA, POR TER POSTADO ESSA PRECIOSIDADE!!
BEIJOS NO SEU CORAÇÃO!
CARMINHA

caca disse...

ZIZIZINHA ,
ADOREI ESSA MATÉRIA SOBRE O GENGIBRE!! EU COSTUMO USÁ-LO EM QUASE TUDO.AMO NO FEIJÃO , EM SOPAS, LEGUMES COZIDOS E OUTROS COZIDOS. INCREMENTA MUITO O SABOR DOS ALIMENTOS!
SABENDO DAS SUAS PROPRIEDADES CURATIVAS, DÁ VONTADE DE USÁ-LO MAI AINDA!
OBRIGADA ,POR MIM E POR QUEM NÃO SABIA DA IMPORTÂNCIA DESSA RAIZ!
BEIJOS ,CARMINHA.