domingo, 20 de junho de 2010

Método simples para começar a meditar

Sentado em posição cômoda, com o corpo ereto, coloque suas mãos sobre os quadris e direcione os seus olhos para a ponta do nariz.
Pratique o pranayama, aspiração, retenção e expiração, para purificação dos nervos.

Depois, concentre os sentidos e a mente com grande paciência e perseverança.

Medite sobre a palavra OM, recitando-a em seu interior como se fosse o contínuo repique de uma campainha. Pratique o pranayama unido ao OM dez vezes ao dia, e assim obterás o controle do prana.

Imagine um lótus dentro de seu coração, com as pétalas apontando para baixo, e correndo por ele o sushumna. Agora pense que as pétalas apontam para cima e que a flor está completa. Veja, no coração da flor, o sol, a lua e o fogo, um dentro do outro. Depois, trate de ver dentro do fogo a forma benigna de seu Ishtam. Medite sobre ele como a Causa Suprema do universo, e por último, sobre a unidade do Ser com Deus, a única existência.
Com tal mente o homem pode perceber a minha presença no interior dele mesmo. Tudo é luz!

- Krishna –
(Texto extraído do livro "Srimad Bhagavatan – As Sagradas Escrituras Védicas" – Ed. Edicomunicacion – Espanha).


Notas: Esse texto está contido no capítulo XI do Srimad Bhagavatan, uma das obras clássicas do Hinduísmo de cerca de 2000 a.C.
Trata-se de uma série de lições e práticas espirituais passadas por Krishna ao seu discípulo-arqueiro Arjuna.
Obs. Segue a explicação sobre alguns termos do sânscrito usados nessa tradução:

- Bakti (Bhakti): Devoção.
- Pranayama: Prática respiratória para o domínio bioenergético. É o quarto passo na senda dos oitos aforismos preconizados por Patanjali, o grande codificador do Yoga.
- OM: O Verbo Divino (também conhecido como pranava ou shabda), a vibração do Todo em tudo.
- Prana: O sopro vital; Energia.
- Sushumna: O nádi (conduto sutil de transporte de energia pelo corpo energético) central que passa pelo centro da coluna e pelas raízes dos chacras, verdadeira avenida vibracional por onde ascende a kundalini nos processos de ascensão espiritual.
- Ishtam: O Ser Divino escolhido como alvo mental da meditação do aspirante espiritual.

3 comentários:

Cris disse...

Acho a meditação tão importante, pelo que entendo isso ajudará entre outras coisas no auto controle, é isso Zizi?

caca disse...

ZIZIZINHA QUERIDA,
QUE LINDO QUE FICOU ESSE ESPAÇO!!
ESSA COR VERDE DÁ MUITA PAZ , SERENIDADE E MUITA LEVEZA!
ADOREI O ARTIGO SOBRE MEDITAÇÃO, ESTÁ CLARO,CONVIDADTIVO.
EU JÁ PRATICO MEDITAÇÃO HÁ ALGUM TEMPO, E ESSE ANO INICIEI A YOGA.
POSSO DIZER À TODOS QUE MESMO QUE SEJA DIFÍCIL SE CONCENTRAR PARA MEDITAR, SÓ PARAR E SENTAR NA POSIÇÃO JÁ TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS.
NÃO DESISTAM DE TENTAR.CADA UM TEM O SEU TEMPO,O IMPORTANTE É SE DAR ESSA OPORTUNIDADE, POR ISSO ,SEM EXPECTATIVAS E SEM COBRANÇA!
CADA MINUTO QUE CONSEGUIMOS JÁ É UMA VITÓRIA!!

UMA MANEIRA PRÁTICA TAMBÉM DE MEDITAR,É FICAR INTEIRAMENTE ENTREGUE ÀS AÇÕES, ISTO É,SE VOCÊ ESTIVER LAVANDO PRATOS,OBSERVE TUDO QUE ACONTECE ENQUANTO LAVA:-A FORMA DO PRATO, O SOM E A TEMPERATURA DA ÁGUA, A ESPUMA ,A TEXTURA DA ESPONJA,A SENSAÇÃO DAS MÃOS AO DESLIZÁ-LA NO PRATO...ENFIM,TUDO QUE OCORRE DURANTE ESSA AÇÃO.
MINHA MESTRA DE MEDITAÇÃO NOS ORIENTOU Á FAZER DESSA FORMA EM TODAS AS AÇÕES DO DIA-A DIA,O QUE SIGNIFICA ENTREGAR-SE INTEIRAMENTE
À UMA COISA DE CADA VEZ.
É UM EXERCÍCIO IMPORTANTE, DIFÍCIL,MAS MUITO BOM.
MINHA MESTRA CHAMA ESSA TÉCNICA DE "MEDITAÇÃO NA AÇÃO".

ZIZIZINHA , BEIJOS E MUITA PAZ PARA VOCÊ MINHA QUERIDA!!
CARMINHA

Angélica Vargas disse...

Eu sempre quis meditar, já tentei várias vezes, mas a minha mente não pára, não consigo me concentrar em uma coisa só.
O curioso é que quando estou nos meus "trabalhos" mediúnicos consigo me direcionar somente aquele propósito e tudo flui de uma forma muito natural.
É um momento em que o espírito transcende o corpo físico e neste instante sinto que estou o mais próxima possível de Deus!Pois somos todos espíritos...
Assim como no budismo, no espiritismo também precisamos nos conhecer melhor, é o que chamamos de reforma íntima.